itens decoração

Sala de estar: decoração e cuidados

Dado o crescimento da área de construção civil, vários nichos de mercado passaram a verificar uma demanda igualmente crescente. É o caso, por exemplo, dos móveis, artigos e itens que podem fazer a diferença nas instalações e decoração da sala de estar de uma residência.

As relações da engenharia com a arquitetura e a decoração são o assunto deste post, que segue com algumas dicas práticas sobre como mobiliar e ornar elementos internos e externos.

Construção civil e decoração

Em si, a construção é um projeto que exige muito trabalho em conjunto. Um canteiro de obras envolve um tremendo esforço de trabalho.

Ali, cada pessoa é responsável por fazer seu próprio trabalho usando suas habilidades, podendo haver dezenas ou até centenas de trabalhadores diferentes.

Entre os principais profissionais estão:

  • Os engenheiros;

  • Os projetistas;

  • Os operários/obreiros;

  • Os eletricistas;

  • Os encanadores;

  • Os carpinteiros, etc.

Após a casa ser entregue, surge outra etapa, que é a das mobílias, da decoração e do design de interiores. Cada vez mais o brasileiro tem se voltado para esse tipo de interesse ou atividade.

Hoje, os profissionais da área já são muitos e a demanda por soluções como móveis planejados é algo cada vez mais perceptível. Alguns dos profissionais da área precisam acumular conhecimentos interdisciplinares.

Conforme um jargão do ramo: o encontro da engenharia com a decoração está na arquitetura. De fato, um profissional que tenha experiência a respeito da instalação de janelas de madeira, ou da confecção de uma porta de correr, certamente poderá atuar melhor na área de design.

Os móveis da sala de estar para decoração

Atualmente, o que melhor reflete as duas tendências supracitadas, a da sala de estar e do móvel planejado, é o home planejado para sala.

Também conhecido como painel para TV, o home já se disseminou como uma das principais opções de mobiliário do nosso país. Justamente porque ele é mais vantajoso que opções antigas.

Os principais benefícios do home planejado são::

  • Ele dispensa a necessidade de furar a parede;

  • Ele serve como apoio para vários enfeites;

  • Ele pode ser feito numa infinidade de modelos;

  • Ele comporta vários tipos de matérias-primas;

  • Ele orna bem com iluminações LED e afins.

Em termos de confecção e manufatura, a base de todas as escolhas é o tipo de madeira e estruturações que a peça deverá ter, baseado no aporte de objetos que será feito sobre ela.

Se o home se voltar para televisões pesadas, por exemplo, deverá contar com madeiras mais firmes (como a de pinus), e estruturas feitas em aço.

Se o televisor for menor e mais leve, é possível economizar nesses itens (escolhendo MDF ou MDP, por exemplo,) e investir em pontos que agreguem, talvez, na funcionalidade, como o número de gavetas.

Outro fator determinante é a preexistência de móveis no local. Idealmente, o home pode combinar com os sofás e poltronas do ambiente, bem como com uma cristaleira, estante para sala ou aparador que componham o mobiliário da sala de estar.

Portas, pisos e elementos fixos

Outro exemplo da intercessão existente entre a engenharia propriamente dita e a decoração de interiores se encontra nos elementos fixos. O maior caso é o das portas e janelas da casa.

Uma porta lisa de madeira instalada logo na entrada da sala, por exemplo, pode ser o ponto para levar em conta quais serão os móveis e enfeites mais próximos dessa parede principal.

Ao contrário do que se pensa, uma porta lisa não precisa necessariamente ser neutra. De cara, podemos dizer que ela conta com vários outros elementos visíveis, que também influenciam na apresentação arquitetônica do conjunto, tais como:

  • A fechadura interna e a externa;

  • O material e estilo das dobradiças;

  • O jogo de batentes escolhido;

  • O jogo de guarnições do batente;

  • A soleira interna, externa ou vazada.

Além, é claro, do próprio design do material de que a porta é feita. Todos esses fatores podem determinar o entorno. Especialmente o estilo do piso ou revestimento do local.

O cuidado e a manutenção

Inclusive, um setor que cresce bastante na área de construção civil e decoração é o de prestação de serviços, sobretudo voltada para o setor de pisos e revestimentos.

Uma das maiores buscas na área gira em torno do polimento de porcelanato. Após a etapa da mobília, um aspecto fundamental é o da manutenção dos móveis e das estruturas fixas do cômodo.

Isso porque, de nada adianta fazer as melhores instalações se depois não houver um cuidado contra riscos, manchas e mau uso em geral.

Como alguns defeitos podem ocorrer de modo inevitável, é aí que entra o papel do polimento e da manutenção como um todo.