Quando pensamos em áreas externas voltadas para o lazer, uma estrutura funcional e bem elaborada, que possibilite o aproveitamento dos espaços, de forma que alie conforto e praticidade, é algo fundamental.
Se você possui uma piscina, por exemplo, provavelmente esta será uma área bastante frequentada em momentos de descontração, como em festas, churrascos ou um bom fim de semana em família.
Pensando em projetos que vão além da qualidade da piscina em si, é possível garantir ao ambiente um ar extremamente agradável, a partir da instalação de um deck de piscina.
Este é um espaço de piso adjacente à piscina e pode ser construído a partir de alguns materiais: o assoalho de madeira, por exemplo, é um dos mais comuns nessa instalação.
Graças a algumas características desse material, como ser antiderrapante e possuir manutenção e limpeza muito fáceis de fazer.
O deck de madeira para piscina
Uma opção comumente utilizada de material para fabricação, por empresas especializadas em deck de piscina, é a madeira. Isso porque, esta é uma região que recebe grande incidência de raios solares e o calor refletido pelo piso nessa área, pode ser um problema.
Uma vez que grande parte do tempo, enquanto as pessoas estão tomando banhos de piscina, elas ficam nessa área adjacente. A fim de minimizar o problema e evitar que o piso seja abafado e muito quente, um deck de madeira é ideal.
Isso porque esse material não costuma absorver o calor, como acontece com outros materiais como o plástico ou metais, por exemplo. O deck de madeira para piscina, também possui a vantagem de favorecer a decoração do ambiente, tornando-a mais sofisticada.
A limpeza e a manutenção desse espaço também são favorecidas, evitando assim, que a água entre em contato com fatores poluidores, o que é muito mais difícil de se fazer quando se pensa em uma piscina contornada por grama, por exemplo.
Os cuidados com o meu deck de madeira
Para que o espaço que cerca a sua piscina mantenha a superioridade de sua beleza, e a madeira escolhida esteja sempre em boas condições de uso.
É necessário realizar a manutenção periódica, da piscina com deck de madeira. Algumas dicas para os procedimentos de manutenção são:
1. Escolha uma madeira de boa qualidade
No caso do deck da piscina, é preciso levar em consideração o fato de que esta ficará numa área externa e sujeita a sofrer alguns danos de intempéries, como chuva e exposição aos raios solares.
Para garantir maior vida-útil ao seu deck de madeira, é preciso que a escolha da madeira seja feita com base em sua resistência e na maior densidade do seu material. A fim de evitar que este sofra desgastes mais rapidamente.
As espécies de madeira mais recomendadas para a elaboração de uma piscina com deck são: o jatobá, o cumaru, itaúba e o ipê.
Isso porque, a qualidade superior dessas madeiras está ligada à sua maior resistência ao ataque de insetos e fungos e a resistência física do seu material;
2. Instalação do deck de madeira
Deve ser feita longe do solo: é fundamental evitar o contato direto da madeira do deck com o solo, instalando-o a alguma distância do chão, para que este não sofra as consequências da umidade;
3. Higienização feita de maneira correta
É recomendado que se evite a utilização de produtos químicos ou abrasivos, na realização da limpeza das madeiras do deck, pois isso, pode comprometer a vida-útil do piso de madeira;
4. Manutenção periódica
Para manter a durabilidade e a beleza da sua piscina com deck, é preciso estar atento à necessidade de realizar, a cada seis meses ou ao menos uma vez por ano, a manutenção da madeira.
É possível fazer isso por conta própria, mas existem empresas especializadas na prestação desse serviço. Muitas vezes, é a mesma empresa que realiza a instalação, o que facilita o processo.
A manutenção inclui lixar a madeira para tirar o verniz ou tintas antigas e aplicar produtos específicos de impermeabilização, que irão garantir a proteção da madeira. É importante seguir corretamente os prazos determinados, para realização da manutenção das madeiras que compõem o deck.
Mais algumas recomendações sobre a instalação de deck de piscina
A instalação de um deck de madeira para piscina exige, ainda, que essas tenham passado por correto tratamento contra insetos no geral, brocas, formigas e cupins.
Ainda, a madeira precisa ter passado por um tratamento que a torna impermeável e outro que a proteja dos raios solares.