Muitas vezes para dar uma cara nova ao ambiente, o consumidor ou profissional tem como uma das prioridades o detalhamento dos pisos considerando o tipo de material adequado à casa dando uma maior confortabilidade, praticidade e sofisticação ao ambiente.
No entanto, quem pretende construir ou fazer uma reforma, é importante, também, dar relevância à facilidade da limpeza e manutenção do material.
Por isso, a tarefa de escolher os melhores pisos à residência, loja ou empresa não é tão simples assim.
Porque os modelos também são muito variados oferecendo maiores condições para o consumidor ou profissional ter a sua escolha no revestimento, de acordo com a personalidade que quer.
Alguns dos modelos mais utilizados de pisos, são:
- Piso de cerâmica;
- Piso laminado;
- Piso de mármore;
- Tacos;
- Piso de porcelanato;
- Entre outros.
As variedades encontradas nos revestimentos
É possível abordar as principais opções de revestimentos de pisos para que o profissional se atente às variedades que pode encontrar.
O piso de cerâmica, por exemplo, é muito utilizado desde a época da colônica portuguesa, pois é ideal para quem quer deixar a casa com uma personalidade mais descontraída e com bastante cor.
Além disso, entre as características que fazem esse tipo de material ser tão requisitado em obras de construção civil, estão a facilidade de manutenção e limpeza.
Já que a cerâmica é bastante resistente à água e bactérias permitindo, assim, um maior conforto e durabilidade à residência. Além disso, o piso feito com esse material evita o risco de incêndio.
Atualmente, muitas empresas investem em pisos de cerâmica com um toque vintage para o consumidor ter uma certa recordação ou noção de como eram feitos os pisos antigamente.
Um revestimento que lembra muito a cerâmica e pode ser utilizado como substituto, é o piso de porcelanato.
No entanto, esse produto por ter um processo tecnológico altamente rigoroso passando por trabalhos de queima em alta temperatura, juntamente, com elementos de porcelanato e minerais, se tornando mais resistente e seguro.
Por isso é bastante utilizado em aeroportos, shoppings e outros locais com bastante tráfego de pessoas. Outra vantagem que chama bastante atenção é a facilidade da limpeza, considerando que esse tipo de material não acumula muita sujeira.
Os modelos desse tipo de piso são incontáveis, sendo possível encontrar muitos que imitam o acabamento da madeira, pedras naturais e chapas metálicas.
Ele também pode ser produzido em vários tamanhos e acabamentos, por exemplo: piso polido que dá bastante brilho ao ambiente, acetinado com uma estrutura fosca e natural para quem aprecia ambientes rústicos.
Normalmente, quando se trata de renovar uma residência ou estabelecimento comercial, o profissional pode fazer uma reforma de piso de madeira, uma vez que seu acabamento possui diversas imitações com porcelanato e deixa um ambiente luxuoso e rústico.
Além disso, é um ótimo material para colocar em shoppings e condomínios, por esse motivo, esse tipo de revestimento pode ser encontrada em duas opções:
Taco: É o tipo de instalação onde se tem diversos pisos de madeira encaixadas uma nas outras, podendo criar uma grande variedade de formas geométricas. É basante utilizada no Brasil, no entanto, sua aplicação é bastante trabalhosa.
Piso laminado ou piso laminado colocado: É, normalmente, encontrado em apartamentos, porém, por ser um material bastante requintado e apresentar um custo-benefício vantajoso ele é um dos mais procurados no mercado.
Além disso, é possível destacar o assoalho como o maior desejo de quem é apaixonado por madeira, uma vez que ele oferece bastante brilho, com um acabamento rústico e possui madeira natural.
Seu orçamento é mais elevado do que o piso laminado, no entanto, o acabamento o faz ser um dos mais procurados.
Além desses confortos estéticos ditos acima, é importante, também, salientar sobre a segurança que alguns locais de estabelecimentos precisam relevar.
Ambientes como áreas próximas à piscina, playgrounds e entradas de prédios é importante que se utilize um piso antiderrapante para que a sensação não só de beleza, mas de segurança seja garantida.
Forro como complemente estético
Não é possível falar de piso sem pensar em forros, por isso o forro de gesso tabicado vem sendo um dos mais procurados pelos consumidores.
Isso porque, eles podem combinar com muitos pisos que foram destacados acima por se parecerem como um moldura de gesso, no entanto, a diferença é que esse tipo de material dá a sensação de que está deslocado da parede, por isso, a sensação de leveza e beleza.
Uma das principais vantagens é que esse tipo de material dificilmente possui rachaduras evitando, assim, que o material estrague e tenha a necessidade de reparos.