Cobertura para estacionamento: o que considerar

Uma opção barata, duradoura e interessante para cobertura para estacionamento e pavilhões como um todo é apostar nas telhas galvanizadas.

Talvez o principal benefício em investir neste tipo de cobertura – como em telha sanduiche, telha galvanizada ou telhas de zinco, por exemplo -, reside no fator resistência.

Isso porque as coberturas para estacionamento devem ser imunes a consequências das intempéries do tempo como a corrosão e a oxidação.

Tudo sobre a melhor opção de cobertura para estacionamento

O rufo em chapa de aço galvanizado é uma excelente opção para quem tem de escolher uma cobertura para estacionamento.

Aos menos familiarizados com o assunto, as chapas que passam pelo processo de galvanização são revestidas com zinco, alumínio e silício, o que permite com que a corrosão e a oxidação sejam evitadas, fazendo com que a vida útil desta cobertura vá além do esperado.

Entre as vantagens de se adquirir uma cobertura feita em aço galvanizado que podem ser citados estão:

  • Amortecimento acústico;
  • Versatilidade na aplicação;
  • Leves e fáceis de manusear;
  • Resistentes e de longa vida útil;
  • Baixa refletividade ao calor.

Os diferentes formatos e particularidades de cobertura para estacionamento

Existem opções de cobertura para estacionamento feitas em diferentes formatos que devem se adequar a cada particularidade do ambiente em que serão aplicadas.

As mais comuns são: telha ondulada, ideal para estruturas que possuem formato de arco; telha trapezoidal, aplicada principalmente na cobertura de galpões; e a telha nervurada, que tem como principal diferencial apresentar uma textura diferente, ideal para realizar a proteção das laterais das estruturas.

Seja qual for o tipo de cobertura para estacionamento escolhido por você, é preciso estar atento sobre qual a melhor distribuidora deste tipo de material.

Sempre que for possível, opte por empresas que possuam anos trabalhando com este produto e que tenham em seu currículo uma reputação impecável.

Desta maneira, você garante não só uma melhor entrega, resultado e segurança, mas também tem a confiança de que fez a melhor escolha que poderia ter feito.

Também invista em mão de obra de qualidade para realizar a montagem do equipamento, para que tudo saia exatamente como o planejado.

Outros tipos de materiais para cobertura para estacionamento

A cobertura para estacionamento também pode ser feita em policarbonato, caso estejamos falando de um orçamento mais enxuto.

De maneira resumida, este tipo de cobertura é feita a partir de resinas termoplásticas moldáveis que são derivadas de carbono.

Estes polímeros conseguem garantir uma forte resistência a impactos e outros choque mecânicos que possam vir a acontecer.

Mais maleável e de fácil instalação, o valor de mercado da cobertura em policarbonato é menor, fazendo com que ela seja aplicada nas mais diversas situações.

A cobertura para estacionamento fabricada em policarbonato é feita a partir de um termoplástico – ou seja, um tipo de plástico que amolece ao ser aquecido, então é moldado e, quando resfriado, endurece.

Por se tratar de um material transparente, é bastante utilizado em locais que desejam receber a incidência dos raios solares, tornando menos salgada a conta de luz daquele ambiente.

Outra vantagem desse tipo de material reside no fato dele conduzir pouco calor, sendo recomendado para que seja mantido uma temperatura agradável no local de instalação.

De todo modo, na hora de escolher a sua cobertura para estacionamento, sela ela um rufo em chapa de aço galvanizado ou não, se atente se deseja que ela tenha acionamento móvel ou fixo, tenha uma cor específica ou possua diferentes níveis de abertura.

Brise metálico

Um utilitário não tão popular em território brasileiro é o brise metálico. Os brises nada mais são do que elementos que possuem a função de fazer com que a incidência dos raios solares seja reduzida, apesar de a ventilação de dentro dos ambiente se manter preservada.

Com isso, é possível que o uso de ar-condicionado e similares seja evitada e, consequentemente, haja uma economia na conta de energia.

De maneira geral, os brises são estruturas formadas por lâminas, que podem ser lisas ou perfuradas, posicionadas de maneira vertical ou horizontal, sendo fixadas ou móveis.

O brise metálico, portanto, é uma opção interessante não somente para otimizar os seus custos com energia elétrica, mas também funcionam como um fator decorativo a mais no ambiente em que for instalado.

Assim como no caso das coberturas, opte pelas opções galvanizadas, que resistem melhor às corrosões e outras intempéries do tempo.