As estruturas metálicas, são os principais produtos utilizados no mercado da engenharia na atualidade, devido à imensa expansão das construções civis – e outras cadeias produtivas como indústrias automotivas, maquinarias, etc.
No contexto urbano, já sendo disseminados no ambiente rural também, a partir da fabricação de equipamentos agrícolas tecnológicos.
No que diz respeito a componentes de estruturação, os tubos de aço são as referências de maior relevância, em relação aos materiais essenciais dentro de uma obra, existentes em inúmeros tipos, tamanhos, formas, composições, etc.
Pouco se discutem as especificidades que distinguem um tubo de ferro quadrado ou retangular, por exemplo, na qual são resumidas apenas as diferenças em relação à forma estrutural do produto, quando analisados pelo senso comum.
Contudo, uma simples diferença entre eles, acarreta em funcionalidades igualmente distintas, adequadas a situações individuais de um cliente ou grupo construtivo.
A escolha por uma opção entre as diversas variações deste material, se dá preliminarmente pela compreensão de suas características individuais, finalidades e aplicações, além de pontos vantajosos ou não.
A partir deste passo, a opção mais condizente com a situação requerida será facilmente identificada.
Saiba como diferenciar as características de cada modelo
Existem duas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), acerca da constituição destes tubos metálicos, nas etapas de fabricação, encomenda, fornecimento e outras.
Denominadas de NBR 6591 e a NBR 8261, nas quais tratam especificamente das finalidades divergentes destes produtos, além de suas propriedades físicas e químicas essenciais, que os distinguem. Entre as especificidades de mais relevância, estão:
- Espessura: a largura da “parede” dos tubos (medidos em grande maior por mm);
- Diâmetro: é em suma, a medida (geralmente em cm) da parte externa de um tubo;
- Composição: sejam constituídos de ferro, aço, alumínio ou outros;
Etc.
Outros dois aspectos que diferem os tipos de tubo é a costura. Resultado do processo de produção optado pela empresa e o tratamento final.
É considerado um tubo metálico com costura, aquele produzido a partir de uma chapa – dobrada e soldada em suas extremidades – que constitui maleabilidade e fácil instalação neste produto.
Em contrapartida, os tubos sem costura não possuem emendas, logo, são de maior dureza e resistência a altas pressões.
São fabricados a partir de um cilindro de aço, em que através do aquecimento em alta temperatura, ficam ocos e possibilitam sua perfuração.
Por fim, podem ser definido tubo galvanizado, os produtos revestidos por uma fina camada de zinco – elemento que os protege de processos de corrosão – ou tubos de tipo preto, sem tratamento algum.
Obtenha benefícios através do uso
A opção do tubo quadrado, carrega consigo vantagens diversas, destacando-se:
- Versatilidade na aplicação, que varia da utilização para a estruturação de construções civis, móveis, peças variadas, etc.
- Resistência a variações de temperatura, sejam elas baixas ou altas;
- Durabilidade, uma vez presente o aço em sua composição, transformados em um material de difícil corrosão, se comparados a estruturas de outros substratos;
- Fator sustentável, pois são recicláveis e podem ser utilizados;
- Estrutura compacta, com liga mais resistente, garantindo assim, resistência a procedimentos mecânicos sobre o tubo;
- Praticidade no transporte, pois são materiais leves;
- Entre outras consequências positivas.
Por outro lado, temos também o tubo retangular metálico, com vantagens similares aos tubos quadrados, sendo distinguidos apenas por suas finalidades recomendadas e de maior custo-benefício ou usabilidade.
Inicialmente constituídos por uma imensa chapa de ferro, estes componentes são submetidos a processos de aquecimento e modelagem, transformando-os em seções retangulares.
Em relação às aplicações deste material retangular, o principal destino se dá pelas construções de grande porte, nos seguintes segmentos:
- Vigas e colunas de sustentação;
- Estádios e complexos esportivos;
- Pontes e viadutos;
- Shopping centers;
- Maquinários e estruturas automotivas;
- Entre outros.
Optar por uma empresa que ofereça tubos de aço – quadrados ou retangulares – de qualidade, que demonstre profissionalismo e comprometimento, é um fator resultante do processo de pesquisas e análises sobre os níveis de inúmeros fornecedores.
Portanto, esta pesquisa inicial, tem total importância para o procedimento completo: da compra dos materiais a instalação dos mesmos na construção, de fato.
É de extrema importância o reconhecimento das variedades de inúmeros produtos – como mencionado acima, as variantes de tubo retangular ou quadrado – que atendem públicos variados, de acordo com a finalidade e necessidade final de cada um deles.
Os avanços na área de construção civil não cessam, uma vez necessárias cada vez mais inovações tecnológicas neste espaço.