Pintura de fachadas é um assunto sério para quem gosta de apresentar uma boa impressão e quer estar antenado nas mais novas tendências para sua residência.
Pois, a fachada costuma ser a primeira impressão para aqueles que passam por alguma casa ou edifício e, se você pretende causar um bom efeito, acompanhe estas dicas e conte com sua criatividade, para explorá-las da maneira que seja mais conveniente possível.
Buscando realizar um bom trabalho em sua moradia, alguns fatores devem ser levados em conta para a manutenção da pintura que será feita, dentre eles:
- A escolha dos tipos de tintas condizente com os materiais utilizados na construção da fachada;
- O estilo da casa;
- A escolha das tintas aliada à arquitetura presente na residência;
- A sensação que se pretende passar com a pintura;
- A realização pessoal;
- A maneira como será feita.
Como escolher o tipo adequado?
A primeira dica a ser revelada é que a pintura, independente do tipo optado, deve ser feita de tempos em tempos, buscando inovação para que a residência seja valorizada.
A importância na escolha dos tipos das tintas se deve ao fato de que cada material reage de uma maneira diferente em contato com o componente, para pintura de parede de alvenaria, por exemplo, recomenda-se o uso de tinta acrílica.
Para aquelas paredes que não tiveram uso de massa corrida na sua composição, as tintas foscas são a melhor opção e, para as com acabamento de massa corrida, a escolha certa é das acetinadas e de semi-brilho.
O ambiente pode influenciar na fachada
A escolha das tintas aliada à arquitetura da residência para a pintura de fachadas é também de extrema importância pois, certas cores combinam mais com alguns estilos do que com outros, logo, é sempre um fator positivo estar por dentro do assunto.
Uma casa de campo, por exemplo, dialoga extremamente bem com uma pintura homogênea, que é o tipo mais comum a ser utilizado.
Mas, a casa de campo também, assim como a de praia, se adequa bem com o tipo de pintura que enfatiza tons de terra, como a tinta cor de tijolo, que costuma passar uma sensação de aconchego, integrando-se totalmente com seu entorno; a natureza.
Para casas que possuem a fachada composta por materiais diferentes, como alvenaria e madeira, existe um tipo de pintura essencial onde cada cor e cada tipo de tinta serão utilizados da maneira correta, buscando harmonizar a combinação.
Priorize o seu conforto e de sua família
Enfatizando o fato de que, deve ser levado em consideração a realização pessoal almejada, se você é uma daquelas pessoas que possuem um escritório em sua residência e pretende reformar, ou até mesmo só dar um retoque na sua fachada, encontrar o tipo de pintura ideal é o objetivo.
Entretanto, se você pretende apenas reformular a fachada da sua moradia, além dos quatro diferentes tipos citados anteriormente, existem diversos outros que visam melhorar a harmonia visual das fachadas de casas.
Para investir nos tipos de pinturas que valorizem os detalhes da fachada, é essencial que a originalidade seja preservada, assim como, a definição de volumes e linhas presentes na estrutura.
Utilize a técnica adequada
A maneira como será executada o tipo de pintura optado é outro fator importante, pois dependendo da estruturação da casa ou edifício, os métodos e materiais serão diferentes.
Nas pinturas de casas, o processo costuma ser mais simples, já a pintura de fachada predial é mais trabalhosa pois, além de exigir mais esforços, necessita de materiais específicos e cuidados redobrados.
É sempre bom lembrar que, para manusear instrumentos de pintura (tintas, pincéis, máquinas, rodos) deve-se ter extrema precaução, evitar o contato direto de compostos químicos com a pele e outras áreas sensíveis do corpo, como o rosto.
Os equipamentos para pintura predial podem auxiliar todo o processo e ainda economizar recursos, como é o caso da máquina de pintura airless, que possui a mesma eficácia de diversos pintores e evita o desperdício de tinta.
Esses maquinários são encontrados em lojas específicas, de materiais para construção. Com uma boa pesquisa no mercado, é possível encontrar preços acessíveis para todos os bolsos.
Portanto, tendo em mãos os materiais convencionais e os equipamentos para pintura predial necessários para um bom trabalho, sinta-se livre para explorar o universo das tintas e dê o seu melhor, para sempre estar inovando e aprimorando as técnicas com esforço e criatividade.