Construir a estrutura de uma edificação é uma tarefa de extrema importância logo na base do projeto, mas que se prolonga por toda a sua execução. Por isso, e também por estar diretamente relacionada com a segurança dos resultados, a estruturação deve ser feita com materiais e itens de qualidade.
Mas, você sabe quais são os componentes mais importantes quando estamos falando desse tipo de demanda nos canteiros de obras? Quais são os principais benefícios de se contar com os produtos oferecidos atualmente pelo mercado do segmento?
No artigo a seguir, acompanhe mais informações sobre o tema e conheça os itens mais empregados, especialmente quando se busca conciliar segurança com economia e praticidade.
Materiais indispensáveis
Você certamente já reparou que em todo canteiro de obras e, até mesmo em espaços que estão sendo conduzidos procedimentos de reforma, existem dois montes: um de pedra e um de areia.
Afinal, esses são os dois componentes mais importantes para as construções convencionais e, por isso, podem ser encontrados em grande quantidade nas demandas cotidianas do setor.
Nesse contexto, a utilização das chamadas pedras britas é fundamental, pois eles são essenciais para a formação de materiais de sustentação que apresentam o máximo em resistência e durabilidade.
Sendo um agregado de origem mineral, seu tamanho pode variar, de modo que sua classificação pode ser 0 (pedrisco) ou 1 (uso na construção civil). A pedra brita é muito utilizada em:
- Fabricação de concretos;
- Pisos;
- Paisagismo;
- Decorações.
Dessa forma, podemos observar que uma das principais vantagens desse material é sua versatilidade, podendo ser empregado para fins variados.
A Pedra brita branca, por exemplo, é muito utilizada na decoração de espaços externos como varandas, quintais e jardins, conferindo um charme especial para os ambientes, especialmente quando mesclada com a ornamentação vegetal.
Itens de sustentação
Logo no início da execução de um projeto é fundamental que todo ele esteja concluído no papel, ou seja, que seja possível conhecer todas as demandas da obra para que cada etapa seja realizada conforme as exigências do projeto em questão.
Por isso, os trabalhadores da construção civil estão sempre atentos aos itens necessários para que, posteriormente, seja possível concluir a obra com sucesso.
A Ripa de madeira é um exemplo de peça indispensável nesse aspecto, pois é graças a elas que o telhado pode ser devidamente apoiado e sustentado.
No geral, possuem o formato de uma tira estreita e comprida, que é instalada para ser uma “coluna” do teto.
Além da madeira, porém, as ripas também podem ser compostas de aço, o que varia de acordo com as demandas de cada execução.
Entre as principais vantagens das ripas feitas com compensado está a leveza e a praticidade na hora de locomover as peças.
Quando comparadas a um caibro, por exemplo, ou mesmo a uma terça, que também são elementos estruturais importantes para a formação do telhado, as ripas se destacam por possuírem uma pequena seção transversal, o que auxilia na distribuição da pressão exercida pela cobertura.
Telhado
Falando em cobertura, não poderíamos comentar sobre os itens mais importantes a serem definidos logo no começo da obra sem mencionar os telhados que, apesar de fazem parte das etapas mais avançadas da obra, precisam ser definidos previamente para a elaboração de uma base condizente com o seu modelo.
A opção pelo uso da telha ainda é uma constante no mercado da construção civil, mesmo porque as telhas são bastante versáteis e podem conferir um charme para lá de especial quando instaladas corretamente.
Assim, esse material promove um impacto visual de alto desempenho. Existem diferentes tipos e eles podem variar de acordo com os tamanhos, os formatos, os materiais de fabricação, etc.
A chamada Telha galvanizada é uma das mais recomendadas para grande parte dos projetos, desde os residenciais até os corporativos, conferindo vantagens como:
- Resistência elevada;
- Conforto térmico;
- Baixa manutenção;
- Instalação rápida;
- Excelente custo-benefício.
Isso porque o processo de galvanização reforça sua resistência e a torna muito menos suscetível a impactos diversos e ao desgaste, que é um dos grandes vilões.
Em obras realizadas nas cidades litorâneas, que sofrem com o efeito desgastante da maresia tais desgastes são ainda mais perigosos e fortes.
Ao serem revestidas por uma camada de zinco, porém, essas telhas estão prontas para conferir um aspecto renovado ao ambiente e durar muito tempo.
O mais importante é sempre procurar por uma boa relação custo-benefício em qualquer demanda de compra que surja no canteiro de obras.
Além disso, verificar a procedência e a qualidade dos materiais junto aos fornecedores também pode fazer toda a diferença no sucesso da construção.