O ramo de construção mexe com uma gama gigantesca de produtos, materiais e insumos. Cada material tem seu propósito e uso, e pode ser fabricado de materiais específicos para ter um melhor rendimento dependendo do seu uso e aplicação.
Conhecer esses materiais, suas diferenças e aplicações pode ser um fator primordial para que a obra tenha uma melhor estrutura e até um melhor rendimento.
Visando entender mais sobre isso esse artigo foi criado, então caso queira se manter informado acompanhe o artigo até o final!
Concreto: A base da obra
O concreto é, sem dúvidas, um dos materiais mais basilares para qualquer tipo de construção. É composto, basicamente, por uma mistura de água, cimento e outros insumos.
Podendo ser graúdos ou miúdos, dependendo muito da usabilidade que o concreto terá, usando esses mesmo insumos é possível obter materiais diferentes usando outros processos de misturação, como argamassa ou pasta.
Após entendermos o que é o concreto vamos ver quais os tipos mais encontrados na indústria.
Concreto usinado
O concreto usinado (também conhecido como CDC – Concreto Dosado em Central) é um tipo de insumo, que como o próprio nome sugere, é feito numa usina, com a principal vantagem de que pode ser adicionado certos tipos de insumos a sua fabricação, geralmente esse processo mede de forma rigorosa os ingredientes para se obter a fórmula desejada pelo cliente.
É importante ressaltar para se produzir um CDC de forma eficiente os projetistas da obra devem se atentar aos materiais – e quantidades – que serão inseridos junto do concreto para de obter o formato que deseja.
Normalmente esse tipo de material de construção é indicado em vigas e estruturas que serão a base da sua obra, isso porque é possível acrescentar materiais mais rígidos na sua fórmula, como aço, gesso e etc.
Um outro benefício de se usar esse tipo de material é que economiza espaço no canteiro de obras, normalmente o CDC é levado por betoneiras (que são grandes caminhões com um misturador embutido)
E o concreto é levado até o local de aplicação através de um processo chamado de bombeamento, que consiste no uso de uma enorme mangueira que expurga o concreto, deixando o processo de aplicação muito mais rápido, eficiente e diminui drasticamente o desperdício de material.
Concreto projetado
É um tipo de concreto que tem muito mais aderência, é aplicado através de equipamentos de ar comprimido, que deixam sua aplicação muito mais rápida.
Por se tratar de um insumo de fácil aplicação e ótimo aderência, é geralmente utilizado em locais com perigo de deslizamento ou como revestimento de paredes com alguma envergadura.
Concreto leve
Como o próprio nome sugere, é um concreto criado para ter uma massa com menos peso (e densidade) que outros materiais do mesmo tipo, todo o seu processo de fabricação tem o intuito de diminuir o peso mas não as características positivas como a resistência e durabilidade.
É um tipo de concreto muito utilizado nas construções em que a estrutura base apresenta algum risco, com esse material acima o peso mecânico na estrutura abaixo é bem menor.
E existem ainda muitos outros materiais que utilizam concreto, um exemplo final é a laje alveolar que é feita de concreto protendido, basicamente um tipo de insumo que conta com vários cabos de aço (para entregar maior rigidez mecânica).
Enfim, esse é um material extremamente maleável e difundido na indústria.
Areia
Um outro material fundamental para construções é a areia, que passa de alguma forma por praticamente todos os processos de uma obra, existem 3 tipos desse material: a fina, média e a grossa. Sendo a fina a mais difundida entre as construções.
Caso surja interesse saiba que areia fina preço é acessível e é um material de fácil localização no mercado.
Tubo sem costura
Um material muito utilizado para locais onde precisa ter bastante resistência mecânica, principalmente para manutenção de certos tipos de óleos ou vapores.
Essa peça é feita de forma oca, onde permite de forma segura a passagem de eletroduto ou outros tipos de materiais que auxiliem no processo principal a qual o tubo foi designado. Esse é um equipamento muito utilizado por apresentar características como:
Resistência;
Durabilidade;
Facilidade na instalação;
Estanqueidade.
É um material de fácil localização no mercado, tendo um preço acessível principalmente visando o custo-benefício que o tubo sem costura fornece.