As serras copos são acessórios fundamentais para qualquer kit ferramentas de qualquer profissional atuante na área de construção em geral.
São peças que realizam furos no formato redondo em variados tipos de materiais, devem ser aplicadas por meio de ferramentas elétricas como, por exemplo, as furadeiras e parafusadeiras.
A mistura do formato da serra copo mais a rotação realizada por esses aparelhos é a garantia de um furo perfeito e sem rebarbas.
São capazes de furar paredes de cozinhas e banheiros para instalar exaustores, aparelhos purificadores, ar condicionado, entre outros, ou seja, pode ser utilizado em muitos materiais como:
- Azulejos;
- Metais;
- Porcelanatos;
- Fibra de vidro;
- Placas de MDF.
Dessa forma, as serras copo são disponíveis em vários modelos. A serra copo bi-metal é voltada para ser utilizada em materiais metálicos como chapas, perfis e itens de aço inox.
A Serra copo para madeira, MDF, plástico e gesso é a multi vídea que possui um tratamento especial nas pontas para realizar cortes precisos.
As serras copo diamantadas apresentam resíduos de diamantes em sua guia de corte, proporcionando um furo mais preciso e bem acabado.
Por esta razão, devem ser aplicadas em peças de plástico reforçado, azulejos, tijolos, granitos e concretos. Esses são os três principais tipos de serras copo, mas há outros também.
Após a escolha certa, outro ponto a se preocupar é o diâmetro da peça, pois ela determinará o tamanho dos furos, podendo ter entre 4 milímetros e 130 milímetros, dependerá da demanda, por isso, é indicado ter um kit do produto com diversos diâmetros.
Outro ponto é saber qual furadeira ou parafusadeira será a melhor escolha para usar com a serra copo.
Lembre-se que é necessário a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a segurança e eles devem ser fornecidos pela madeireira ou empresa prestadora de serviço deste ramo, como óculos, luvas e protetores auriculares.
Saiba mais sobre sarrafo de madeira
O sarrafo de madeira é muito aplicado na construção de estruturas mais leves como, por exemplo, telhados pequenos e sem peças pesadas. Ele pode ser empregado em rodapés, batentes, forros, guarnições e objetos de decoração.
Ele é um material de fácil manejo tendo peças pregadas, parafusadas com um acabamento satisfatório e sem prejudicar a estrutura do material, também é um material resistente a água e outros agentes externos como, por exemplo, cupins, sol, entre outros.
O sarrafo de madeira é um material considerado fácil de ser lixado por ser semelhante ao madeirite e pode ser ajustado em caso de apresentar imperfeições na superfície do material, sendo facilmente desdobrado, aplainado, fixado, resultando em um ótimo acabamento.
Assim, ele propicia a elaboração de vários produtos por meio deste material. Um exemplo, são os móveis domésticos que usam o sarrafo de maneira na montagem e no acabamento, pois são considerados opções de qualidade e deixarem o produto mais barato.
O Sarrafo de madeira também é usado pela construção civil na montagem de andaimes e em caixas para concreto, por ser um material muito versátil e útil.
Consulte um fornecedor com boas referências no mercado, que disponha de profissionais qualificados e que possa sanar todas as dúvidas sobre o produto.
Saiba mais sobre a tábua de pinus
Outra opção de madeira usável é a Tábua de pinus que possui amplas funções, principalmente no segmento da construção civil, assim, ela ganha bastante destaque quando o assunto envolve decoração de locais internos e externos.
Em lojas especializadas, a tábua de pinus é fácil de ser achada e à pronta entrega, pois geralmente seu estoque é confortável.
Entretanto, o ideal é ligar na madeireira para saber a disponibilidade, realizar o orçamento e encomendar a peça. Veja se a empresa possui profissionais ágeis que respeitam e priorizam o prazo de entrega.
As empresas oferecem um excelente custo-benefício e, ainda, garantem aspectos positivos da tábua de pinus, como ter uma alta qualidade, durabilidade e resistência, este último ponto, é referente à tábua resistir por muitos anos e ter proteção contra insetos e pragas que podem atingir qualquer tipo de madeira.
Algumas empresas também visam o compromisso com o meio ambiente, pois preferem que a tábua de pinus seja de origem comprovada, sendo que sua extração seja realizada de modo legal e atendendo satisfatoriamente a todas as normas de preservação do meio ambiente imposta e vigente.