Chapas compostas por ferro e aço são trabalhadas das mais variadas maneiras, principalmente ao considerar os diversos produtos que são compostos por esses materiais.
Alguns dos processos empregados correspondem ao corte e dobra de chapas, que possibilitam atender demandas personalizadas de acordo com os resultados almejados para cada serviço. Entre os aspectos que se deve considerar para ambos processos, estão:
- Tipo de chapa aplicado;
- Espessura necessária;
- Comprimento e largura da peça;
- Qualidade desejada.
A dobra ocorre para a transformação da superfície para alcançar características importantes do produto final, pois altera a geometria da peça devido a deformação ao longo de um determinado eixo. É interessante observar que mesmo sendo submetida a esse procedimento, o volume do material não é alterado.
No entanto, a espessura da chapa de ferro ou de aço em algumas situações pode apresentar alterações mínimas, mas de forma geral, os atributos iniciais não são modificados.
O processo da dobradeira de chapa também carrega alguns benefícios, como conferir maior rigidez e resistência para os itens produzidos. Ainda mais, assegura uma aparência diferenciada, uma vez que elimina arestas vivas. Comumente o processo é realizado a frio, mas também existe a possibilidade de ser efetuado a quente.
Já ao falar do processo que visa o corte, também é um trabalho que precisa ser realizado de acordo com as especificações do produto final.
Neste caso, uma lâmina de corte ou punção realizam determinada pressão nas chapas e o esforço de compressão se torna um esforço cortante, o que resulta na separação de partes da chapa. Além disso, o método pode ser executado de formas distintas, mas as mais comuns são a frio por meio de guilhotina e corte térmico com auxílio de laser ou plasma.
Por mais que sejam trabalhos distintos, a dobra e o corte de chapas são realizados de maneira conjunta. Afinal, para que sejam dobrados, os materiais precisam ser primeiramente cortados. Apesar das divergências, conforme pode ser observado, ambos se destacam pela precisão oferecida.
O que são calhas metálicas?
As calhas metálicas são exemplos de superfícies submetidas aos processos de dobra de chapa. Basicamente, o corte corresponde a largura da chapa ainda lisa em centímetros para que seja possível ter conhecimento da capacidade do material.
É interessante citar que além das de metal, também existe a alternativa em PVC, que pode ser pintada conforme a cor da construção e alta resistência a corrosão.
Basicamente, a calha metálica têm como principal função coletar a água da chuva dos telhados e impulsioná-la para condutores e, por esse motivo, são instalações cruciais para evitar problemas originados de águas pluviais, como o apodrecimento de elementos construtivos e o desgaste da alvenaria.
O ideal é que a inclinação das calhas tenha pelo menos 1% no direcionamento dos tubos de queda, pois é uma maneira de evitar que a água fique parada. Além disso, para amenizar o risco de passagem de folhas ou de outros materiais que possam causar algum tipo de obstrução, é interessante instalar ralos ou grelhas como proteção nos bocais.
A gravação a laser em metal
O laser faz parte de um tipo de atividade comum em diversos materiais, inclusive em metal. A grande vantagem é que os sistemas empregados viabilizam marcações precisas e legíveis de uma maneira ágil em ligas variadas. Naturalmente, o ideal é que a gravação apresente resistência e não danifique a superfície do material.
A gravação pode ser requisitada por diversas razões, desde a personalização com nomes ou para artigos promocionais com logotipos até aplicações industriais para rastreabilidade de itens em grande escala. Há possibilidade de encontrar a gravação a laser em inox, alumínio, carbonetos, cobre, metais endurecidos, entre outras possibilidades.
Outra possibilidade envolvendo o aço inoxidável envolve a marcação colorida em que técnicas que viabilizam o emprego de cores são reproduzidas no aço. Dessa maneira, é possível criar identificações diferenciadas, isto é, conforme o que se almeja, com logos, indicações e alertas.
Se pode concluir que os trabalhos envolvendo chapas metálicas apresentam grande diversidade, porém, é importante garantir que os elementos corretos sejam aplicados para alcançar o resultado final almejado.
É uma maneira de evitar não apenas prejuízos, como acidentes graves. Além disso, é válido citar que quando trabalhado de maneira correta, o metal pode apresentar diversas vantagens, em especial, a durabilidade.