3 elementos que vão melhorar a sua sacada

Em tempos de lançamentos imobiliários cada vez menores, os moradores desses locais buscam maneiras de fazer com que cada centímetro de área seja bem aproveitado. Uma das consequências disso é que a sacada, um cômodo que até então era relativamente esquecido, tem sido aproveitado de cada vez mais maneiras.

Isso ocorre porque esse cômodo é versátil e pode se converter tanto em uma área de churrasqueira quanto em uma espécie de prolongamento do cômodo ao qual está anexado.

Contudo, para que isso seja possível, é fundamental fazer um investimento considerável em objetos que permitam um melhor aproveitamento do cômodo.

O valor, porém, vale a pena: ele fará com que o espaço seja usado de forma mais eficiente e, até mesmo, que o imóvel seja mais valorizado ao ser vendido ou alugado.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos itens que com certeza melhorarão sua sacada.

  1. Moveis de inox

Atualmente, o aço inoxidável, mais conhecido simplesmente como inox, é um dos materiais mais procurados no mercado de reforma e construção.

Seu diferencial é o fato de que há no mínimo 11% de cromo em sua composição, o que, por sua vez, faz com que ele tenha características interessantes, tais como:

  • Resistência à oxidação;

  • Resistência mecânica;

  • Bom apelo estético;

  • Vida útil mais longa que outras ligas metálicas.

Tudo isso faz com que uma mesa de inox, por exemplo, dure mais que um móvel confeccionado em outro metal que não tenha cromo em sua composição. No caso da sacada, que costuma ficar aberta e exposta aos elementos do tempo, essa é uma vantagem importante.

Apesar disso, é preciso ter em mente que todos esses benefícios têm o seu preço: esse tipo de aço é considerado um material nobre.

Por conta disso, uma prateleira aço inox tende a ter um custo mais elevado que um modelo confeccionado em uma liga metálica menos resistente e, consequentemente, menos nobre.

Ainda assim, o investimento extra vale a pena, pois o item poderá ser usado por um período muito mais longo.

  1. Tela mosquiteira

Outra consequência do fato de que uma sacada costuma ser um espaço aberto é o fato de que insetos costumam entrar e sair delas com facilidade.

Por mais que isso não seja um problema em alguns casos, isso pode se converter em um incômodo para quem pretende usar esse espaço com mais frequência do que a média.

Felizmente, há uma maneira de evitar que isso aconteça: basta instalar um mosquiteiro, ou uma tela mosquiteira.

Como o seu próprio nome dá a entender, trata-se de uma tela com vãos muito pequenos, que barram a entrada de insetos, mas, ao mesmo tempo, permitam que o cômodo permaneça ventilado.

Deste modo, além de conforto, ganha-se segurança, já que o risco de que um morador contraia uma doença transmitida por um inseto cai consideravelmente.

Outro benefício importante desse item é o fato de que a tela mosquiteira preço não costuma ser alto: trata-se de um item que tem um valor muito interessante por metro quadrado, principalmente quando as vantagens oferecidas por ela entram na conta.

Além disso, existem vários modelos desse produto disponíveis no mercado, desde os fixos, que não podem ser removidos do lugar, até os móveis, que podem ser abertos e fechados como janelas ou por meio de uma linha de velcro.

  1. Cortina de vidro

Apesar de boa parte das pessoas preferir preservar a sacada de seus apartamentos, há quem tenha outros planos para o cômodo de sua casa, como transformá-la em uma espécie de prolongamento do cômodo que está anexo a ele.

Nesses casos, a opção de escolha costuma ser transformá-la em um espaço fechado, o que, por sua vez, é feito por meio da instalação de uma cortina de vidro.

Por mais que os benefícios trazidos por essa estrutura sejam inegáveis, é fundamental tomar alguns cuidados em sua instalação.

O primeiro passo para evitar problemas é adquiri-la junto a um fornecedor de qualidade, que seja conhecido no ramo: por mais que haja outro estabelecimento que pratique um valor inferior, isso pode significar uma qualidade igualmente mais baixa.

Deste modo, além de analisar a sacada de vidro preço do metro, é preciso analisar a relação custo-benefício.

Da mesma forma, é fundamental informar-se junto ao condomínio a respeito de essa estrutura ser permitida ou não.

Em caso afirmativo, é preciso verificar quais são as exigências de segurança fixadas – e, claro, cumpri-las. Assim, evitam-se acidentes e todas as consequências que eles geram para os proprietários do imóvel.