A partir da extração do minério da natureza começa a produção das chapas de aço. O material extraído é encaminhado para a usina siderúrgica e lá o minério de ferro sofre a transformação para ferro gusa.
Durante esse processo, elementos como terra e outras impurezas são retiradas do ferro, deixando ele o mais puro possível. Em um segundo momento, ocorre a etapa da aciaria, quando o ferro gusa se converte em placa de aço.
Enquanto ocorre a aciaria, alguns elementos químicos são inseridos no processo, e deste modo, é possível obter diferentes tipos de aço.
Quando a placa de aço é produzida ocorre a laminação, ou seja, a placa é transformada em bobinas antes de virar chapa de aço, que pode ou não ser chapa galvanizada.
No equipamento conhecido como laminador de tiras a quente, as bobinas laminadas a quente e as bobinas xadrez são fabricadas.
Após esta etapa, elas podem ser cortadas em chapas. Já no laminador de tiras a frio, as bobinas laminadas a frio são produzidas e elas também podem ser cortadas em chapas posteriormente.
Dessa forma, as chapas de aço são um produto da indústria e cada uma delas têm propriedades distintas, como, por exemplo, composição química e mecânica, e outras características, que dão a elas uma aplicabilidade específica em determinado segmento da indústria.
Os tipos de chapas originadas conforme cada processo de produção são:
- chapa xadrez;
- chapa grossa;
- chapa laminada a quente;
- chapa laminada a frio;
- chapa galvanizada.
A tela para cerca serve como forma de proteção e criação de alambrados nos lugares que precisam de mais proteção e segurança, obtida por meio do cercamento. Ela pode ser feita em diversos materiais.
Detalhando os modelos de chapas existentes
A chapa xadrez é um modelo muito usado para revestir pisos, mas ela também é usada para outras finalidades.
Esse tipo de chapa possui pequenas ranhuras na superfície que a torna antiderrapante, sendo uma boa alternativa para ser usada na construção de rampas, pisos, plataformas e revestimentos, de máquinas e veículos.
Já a chapa grossa tem uma variedade ampla de aplicação. Diversas propriedades podem fazer parte da sua produção.
Devido à sua espessura mais grossa, ela se torna o único modelo de chapa que não pode ser bobinada.
O seu uso é frequente no setor naval, para equipamentos pesados, no setor energético, óleo e gás, etc.
A chapa laminada a quente compõe diversos itens usados no dia a dia, incluindo peças de automóveis, botijões de gás, navios, eletrodomésticos, tubos, entre outros.
Já a chapa laminada a frio se diferencia da quente ao receber tratamento térmico depois da chapa quente ser recozida.
A chapa galvanizada é aquela que recebe uma camada protetora de zinco com o objetivo de torná-la mais resistente à corrosão.
Sendo assim, ela obtém novas propriedades, como mais durabilidade e, propriedades térmicas e acústicas.
Ela é muito usada na construção civil, em acabamentos internos e externos, arquitetura, decoração e design, e na fabricação de telhas.
Para que servem as chapas perfuradas e expandidas?
A chapa perfurada é um tipo de serviço executado por meio de laminados que permitem estampagens a frio.
Ela pode ser usada em segmentos diversos e possui aplicações em setores como os de: filtragem e ventilação, construção civil, indústria alimentícia, siderúrgica, química, mecânica, metalúrgica, automobilística e naval, agricultura, mineração, produção de açúcar, álcool, papel e celulose, indústria química e petroquímica.
É preciso tomar cuidado ao perfurar uma chapa, observando sempre a sua espessura e dureza. Estes são fatores limitantes nesse processo de perfuração, pois o diâmetro do furo não pode ser inferior à sua espessura.
A chapa perfurada pode ser produzida em ferro, em aço inox, plástico, alumínio ou qualquer outro tipo de material que possa ser perfurado.
A chapa expandida possui características como alta durabilidade e resistência, fazendo com que o custo por área do produto final seja menor.
Pode ser tão versátil, que serve para filtrar e separar líquidos e sólidos, e em casos de chapas de malhas pesadas, podem ser utilizadas para a construção de pisos, como: indústria alimentícia, siderúrgica, química e, até mesmo, na construção civil.
A tela expandida tem a função de filtrar e separar líquidos e sólidos. Já as chapas de malhas pesadas são usadas para construir pisos.