Fazer uma decoração de casa inovadora pode ser uma missão bem difícil, escolher certos tipos de vidros, madeiras ou, até mesmo, papéis de parede, requer incontáveis horas de pesquisa, pensando nisso, este artigo irá te ajudar com alguns detalhes para facilitar na hora de fazer uma ótima decoração.
Papel de parede
Essa é uma opção muito viável antes de alterar móveis ou mexer em qualquer parte estrutural da casa.
Uma recomendação que não é à toa, esse produto apresenta, além da praticidade para aplicar uma variedade muito grande de cores, texturas e estampas.
Confira, a seguir, uma lista com os principais tipos de papel de parede:
Veludo;
Palha Natural;
Alto-Relevo;
Emborrachados;
3D;
Vinílico.
Por conta da grande procura nos últimos tempos, o mercado tem evoluído e respondido às demandas, hoje é possível encontrar materiais muito duráveis e de qualidade incontestável.
Devido a isso é recomendável que sempre tire todas as suas dúvidas com o vendedor antes de adquirir, e que se atente aos tipos, às texturas, cores e ao material usado para a fabricação.
Se bem cuidado, o papel de parede pode chegar a durar mais de 10 anos, claro que isso depende da forma que cada material é tratado, os de tecido natural, por exemplo, devem sempre ser limpos de forma mais delicada, não devem ser molhados e é aconselhável a limpeza somente com aspirador de pó, já o vinílico, uma esponja molhada.
Onde e como colocar?
O papel de parede, em geral, pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, mas é preciso evitar o uso em ambientes úmidos ou molhados.
Deve-se sempre entender como funciona o tráfego de pessoas na área para conseguir aplicar o produto que corresponda, de forma efetiva, à necessidade de cada ambiente.
Por exemplo, papéis de cores claras não são recomendados para sala, principalmente se houverem crianças, pois sujam facilmente.
Outra dica é quanto ao papel de vinil, que é aconselhado para a cozinha, pois facilita na limpeza apenas com um pano umedecido, a gordura e outros dejetos não ficam tão impregnados no papel.
Após entender e escolher o seu papel de parede, é hora da aplicação. O primeiro passo é se certificar que a parede a receber o produto está “lisa”, ou seja, livre de imperfeições, furos de prego ou rachaduras, se preciso, passe gesso ou massa, lixe e aplique uma mão de tinta.
Na hora da aplicação é preciso se certificar de vários pequenos detalhes, por exemplo, se o papel tiver listras ou desenhos é preciso contar a frequência e o tamanho do padrão que se repetem, para poder completar e encaixar perfeitamente a cada parte do papel.
Para aplicação em paredes “especiais” de bijuterias, pedras ou outros materiais frágeis, é necessário mão de obra especializada e pode se contratar uma empresa que coloca papel de parede.
Vidros como decoração
Uma excelente opção para decorar que, ultimamente, vem deixando de ser usada especificamente em banheiros para tomar conta da casa toda.
O Vidro é uma tendência moderna de decoração, principalmente usada em apartamentos ou casas pequenas por dar uma noção de amplitude, comumente usado em portas de armários, guarda-roupas e, em alguns casos, até na parte externa da casa, como em jardins e flores suspensas.
Mas destacamos aqui uma tendência dos últimos tempos: o corrimão de vidro, também conhecido como guarda-corpo, é uma opção elegante para decorar escadas sem dizer que proporciona uma segurança maior, podendo ser feito de vidro normal ou temperado, assumindo assim leveza, modernidade e segurança.
Madeiras em assoalho, um tendência renovada
Assoalho de madeira soa aconchegante em uma casa, são bonitos e dão um ar de classe ao local.
Era uma tendência europeia dos anos 1960 e 1970, que virou febre no Brasil, por conta disso muitos imóveis dessa época possuem essa decoração e necessitam de algum tipo de restauração.
Ao alugar ou se mudar para uma casa que tenha esse tipo de acabamento, geralmente é preciso fazer a restauração de tacos de madeira, pois, normalmente, são antigos, ficam riscados e desgastados.
Às vezes, estão com muitas camadas de cera e sujeira por conta de anos de uso, o mais indicado é lixar e depois envernizar, há quem prefira passar cera, que requer um pouco mais de atenção, pois é preciso passar várias camadas.