Grandes projetos da engenharia e da arquitetura realmente nos impressionam, não é mesmo? Tamanha são as suas magnitudes e o seu esplendor, que nos faz contestar como aquilo foi erguido, como tudo se encaixou e funcionou perfeitamente a ponto de ser uma obra perfeita.
Talvez você já tenha feito essa pergunta a si mesmo e é provável que não tenha uma resposta clara até agora. Eu disse até agora.
Produzimos este texto a fim de elucidar de maneira simples e direta como são de fato erguidas algumas obras da engenharia contemporânea, nos atendo a alguns métodos específicos e abordando tipos de materiais que estão em alta na construção civil.
Portanto, aconselho de maneira contundente que continue sua leitura, e venha conosco obter as respostas sobre como funcionam os projetos de engenharia. Vamos lá!
Gestão de projetos e obras
Para a execução de uma obra com o devido sucesso, é imprescindível a gestão de projetos.
Este método visa garantir o devido cumprimento da obra, gerenciando os processos desde as fases embrionárias como a de elaboração de edital em licitação, até a entrega da edificação devidamente pronta. Com a adoção de serviços como este, reuniões periódicas tendem a ser realizadas para que se possa informar a todos, os tópicos de interesse como as seguintes questões:
- Contratações;
- Monitoramento de despesas;
- Legalizações;
- Cronograma;
- Análise de condições de segurança e etc.
As empresas contratadas para a realização da gestão de projetos e obras, buscam checar com o devido comprometimento, as aplicações do projeto que estão sendo realizadas no cotidiano diário do canteiro de obras.
Além disso, os gestores estararão sempre informados e na coordenação dos recursos alocados para a compra de materiais, de maquinários ou para o pagamento de profissionais, estabelecendo claras determinações e ações para que se minimize o gasto desnecessário de recursos, tanto financeiros como em questão de materiais. Busca-se também o cumprimento irremediável dos prazos estipulados, além do cumprimento do projeto assim como foi desenhado pelo arquiteto ou engenheiro.
Em resumo, as vantagens de se contratar um serviço de consultoria e gestão de obras da construção civil, são garantir que pessoas comprometidas estejam responsáveis pelo cumprimento de requisitos essenciais para a qualidade final da obra, impedindo os gastos exacerbados, o descumprimento de prazos, a ocorrência de possíveis acidentes de trabalho por descaso ou falta de monitoria e etc.
O serviço de gestão de obra é um aspecto relativamente novo que surge no mercado da construção civil, porém ele se mostra cada vez mais importante e útil para construtoras ou mesmo pessoas que desejam sua construção nos conformes e com a devida eficiência, ordem e gestão, permitindo um cumprimento estrito do que foi planejado e previamente estipulado.
Cortina atirantada
Você conhece ou sabe o que é a Cortina atirantada? Bom, saberá agora.
Basicamente é um tipo de técnica de engenharia para a realização de contenções que consistem na execução do que chamam de “cortina” de contenção, podendo ser ela de concreto armado, projetado, parede diafragma ou então de perfis metálicos cravados, se utilizando de perfuração, aplicação, injeção ou proteção de tirantes. Seu caráter pode ser distinto, sendo provisório ou então definitivo.
Sua aplicação é indicada para a realização de cortes em terrenos de massiva carga a ser contida ou aquele tipo de solo que possui pouca resistência em sua estabilidade.
Elementos vazados
Agora seguindo mais uma linha de decoração, dentro do âmbito da construção civil, vamos ver do que se trata o Elemento vazado de concreto.
Além do concreto, possuem versões de vidro cerâmica e até mesmo madeira, eles são um ótimo elemento a ser utilizado em decorações elegantes mas arrojadas.
Suas principal qualidade está relacionada ao elemento surpresa na valorização do estilo aplicado na decoração, sendo ótimos para a circulação do ar e a infiltração de iluminação natural.
Enfim, qualquer projeto na construção civil envolve uma demanda grande de aplicações, serviços e materiais diferentes que devem ser seguidos para a sua execução eficiente. São altamente importantes para o meio e suas finalidades sempre estão relacionadas ao estabelecimento de métodos para que a obra se dê de maneira produtiva, otimizada e eficiente, evitando desorganizações, perca de dinheiro, acidentes relacionados à obra e etc.
É sempre ideal que se busque os profissionais adequados para fazer parte da equipe, e isto vale desde os profissionais práticos da construção, até os que se submetem aos projetos e gestão da obra.