O comércio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Por conta disso, boa parte das pessoas que sonha em ter o próprio negócio decide investir nele, abrindo a própria loja, na esperança de que o caminho até o sucesso seja mais fácil.
O problema é que, na maior parte das vezes, tal expectativa não se concretiza: abrir um negócio é sempre uma tarefa difícil.
Afinal, é preciso investir tempo e dinheiro em seu planejamento e administração, de modo que não haja surpresas.
Além disso, como o mercado consumidor está cada vez mais exigente, é imprescindível pensar em maneiras de se diferenciar perante a concorrência, o que, por sua vez, também é trabalhoso.
Apesar de isso parecer superficial, uma das melhores maneiras de se distinguir é investir na boa aparência do local.
Afinal, o apelo estético está entre os principais fatores que convencem – ou dissuadem – uma pessoa a entrar em um estabelecimento e conhecê-lo. Confira algumas dicas para isso a seguir:
1.Capriche na fachada
A fachada é muito mais do que a mera frente de um estabelecimento: é um de seus principais veículos de divulgação.
Por meio de seus elementos e de seu design, o consumidor é capaz de saber mais sobre a loja, bem como decidir se o seu portfólio de produtos a interessa ou não.
Deste modo, cuidar dela é algo fundamental para melhorar o seu aspecto visual – e atrair mais clientes.
Ao fazer a instalação ar condicionado, por exemplo, recomenda-se investir no modelo split, já que ele não requer a existência de um orifício na parede.
Caso realmente seja preciso usar um modelo tradicional, deve-se tentar fazer a sua instalação sobre outra parede.
Além disso, a pintura deve ser retocada periodicamente, e, o projeto, feito por um designer profissional, de acordo com a identidade visual do estabelecimento.
Vale ressaltar que o cuidado com a estética não significa renunciar à segurança: há itens que unem ambos, como a porta de rolo. Esses devem ser os produtos mais visados na hora de se elaborar o projeto.
2. Invista em segurança
A má condição da segurança pública não é novidade para ninguém. O problema é que alguns comerciantes ainda não notaram que ela afeta os seus negócios: lojas em bairros inseguros e/ou com poucos aparatos de segurança podem repelir os clientes mais precavidos.
Assim, a melhora em sua aparência também passa pela instalação de itens como:
Portao automatico;
Câmeras de segurança;
Alarmes;
Detectores de presença.
Vale ressaltar que, caso um comércio trabalhe com produtos mais valiosos, o cuidado deve ser redobrado.
Afinal, as mercadorias tendem a ser visadas por criminosos, que podem vendê-las e obter um retorno interessante.
Esse é o caso, por exemplo, em pontos de venda e instalação de ar condicionado split, de veículos, itens de informática, etc.
3. Reforme o piso
Por mais que a fachada seja de suma importância para que uma loja tenha um bom visual, ela não é o único fator que merece cuidado: o interior do estabelecimento também deve estar limpo e em bom estado.
Do contrário, as chances de que o cliente dê apenas uma olhada rápida e saia em seguida são grandes.
No caso de lojas, um dos itens que mais costuma se degradar – e, consequentemente, que merece mais atenção – é o piso.
Afinal de contas, dia após dia, ele suporta o impacto do trânsito de pessoas e mercadorias, contribuindo para o surgimento de danos.
Assim, para que ele não prejudique a estética do negócio, é preciso que seja mantido em bom estado.
A boa notícia é que não é preciso investir em sua substituição para que isso aconteça: no caso do piso de madeira, por exemplo, há a opção da raspagem de assoalho, seguida da aplicação de uma resina que lhe dá aparência de novo.
4. Mantenha todos os equipamentos em bom estado
Ainda no que se refere ao interior dos estabelecimentos, é muito importante que os equipamentos instalados em seu interior também sejam mantidos em bom estado.
Isso pois máquinas evidentemente velhas, sujas e degradadas também contribuem com a piora da estética da loja, ajudando a repelir clientes.
Felizmente, isso é relativamente simples de se evitar: basta investir na manutenção de ar condicionado, bem como de seus demais componentes, de forma periódica. Assim, evita-se que eles cheguem a um nível de desgaste que requeira a substituição.