Ao andar pela cidade, é muito comum nos depararmos com construções dos mais diversos tipos, e o grande crescimento na quantidade de obras se dá por diversos fatores, entre eles está o aumento populacional, que requer um aumento de edificações também, sendo elas residenciais ou comerciais, bem como obras de infraestrutura (pontes, viadutos, túneis, entre outros).
O que se entende como construção?
Entende-se como construção, a execução de um projeto pré-estabelecido e idealizado por especialistas no assunto, como engenheiros e arquitetos. Essas construções promovem maior facilidade e diversas vantagens à cidade e pode contribuir para os seus proprietários e também para a sociedade – como no caso da construção de ruas e avenidas. E para que as construções possam garantir qualidade em sua entrega, é necessário que o projeto seja seguido fielmente, respeitando todos as especificações nele contidas, como as técnicas de construção, as normas para cada processo, a quantidade de materiais, entre outros muitos aspectos estipulados em um projeto.
E a construção civil?
Dentre os muitos ramos que compõem este cenário de construção, está a construção civil. Essa vertente corresponde diretamente à construção de obras como casas, edifícios, entre outros, que dependem do trabalho de profissionais como engenheiros civis e arquitetos técnicos, por exemplo. Atualmente, a construção civil é um mercado em plena expansão, uma vez que esse tipo de construção é a mais requisitada para a edificação de prédios.
Assim como outros segmentos, a construção deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cujo objetivo é regulamentar todos os procedimentos executados, bem como a qualidade dos materiais e equipamentos de segurança, por exemplo. Os profissionais atuantes nesse segmento, além de seguirem as normas da ABNT, têm seu ofício fiscalizado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), de modo que sejam amparados em todos os âmbitos. Desta forma, toda obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos responsáveis do município, e toda a sua execução deve ser idealizada, desenvolvida e acompanhada por engenheiros e/ou arquitetos com registro no CREA.
Materiais diversos presentes em uma construção
Para garantir qualidade e resistência nas edificações, além de um pré-projeto inteiramente bem estruturado, os engenheiros e arquitetos devem conhecer também todos os materiais que serão utilizados. Esta árdua tarefa é fundamental no desenvolvimento desta construção, uma vez que garante a noção exata de quanto ficará o valor total desta obra, assim como os materiais específicos que serão utilizados. Dentre esses materiais, alguns itens curiosos colaboram de maneira extensa com o resultado final como, por exemplo, o isopor. O isopor para laje é um item funcional nas construções, para o estabelecimento de lajes – tanto como base para o telhado, como para a construção de pavimentos superiores, isso porque a laje de isopor contribui para a prevenção de infiltração nestas instalações, assim como, garante o antirruído entre andares ou cômodos.
Esses equipamentos, portanto, garantem a qualidade e o perfeito acabamento nas construções, contribuindo para a resolução de pequenos contratempos apresentados em nosso dia a dia, como a passagem de fios, realizado por canaletas de PVC ou outros equipamentos. A fiação é um cuidado importante que se deve tomar na construção de prédios, afinal, estes itens são os que garantem o abastecimento de energia elétrica para aqueles locais. Nestes casos, os engenheiros costumam utilizar a canaleta de PVC, como dito anteriormente, e como é comumente conhecida, canaleta para fios, que tem como função primordial realizar a condução destes materiais elétricos de maneira isolada e, portanto, segura.
O que eu devo saber antes de iniciar uma construção?
A construção é verdadeiramente um assunto vasto e, por este motivo, existem os mais diversos profissionais especialistas no ramo. Os leigos, por sua vez, ao precisarem deste serviço, devem ao menos ter algumas noções básicas sobre o tema. Confira alguns fatos:
- É extremamente necessário consultar profissionais do ramo para garantir uma construção segura e de qualidade;
- Materiais como epóxi autonivelante, porcelanato liquido, entre outros, podem parecer desnecessários, porém, garantem qualidade à sua construção;
- O ramo de construção civil é um dos que mais crescem no Brasil;
- A construção civil colabora com o crescimento urbano;
- A construção civil gera milhares de empregos;
- Um projeto de construção civil conta com mais de dez profissionais especializados só na sua idealização;
- Em 2017, a construção civil esteve em 3º lugar no ranking do PIB nacional.