7 dicas para deixar sua residência mais segura

Em uma residência, muitas questões precisam ser levadas em conta. Estruturas de qualidade, duradouras e seguras são algumas delas.

Inclusive, é a segurança uma das principais preocupações de quem está construindo uma casa. Por conta disso, separamos algumas dicas importantes para uma obra.

1. O primeiro passo é a fachada

Assim como a porta de aço de enrolar é utilizada nos comércios para manter a segurança, as casas também investem muito nos portões e fachadas para alcançar esse objetivo.

Isso porque esse é o primeiro passo para ter segurança em uma residência, como também a fachada de casas é um item essencial para manter uma boa aparência da casa.

Algumas dicas para investir na fachada são:

  • Instalar câmeras;
  • Instalar cercas elétricas;
  • Instalar alarmes;
  • Instalar portões automáticos.

Nesse sentido, por falar em portões automáticos, uma boa escolha é o portão basculante. Eles são muito seguros e, além disso, também possuem uma grande beleza estética.

Para conseguirem ser uma fachada completamente segura, eles são feitos com aço galvanizado, que é um material bastante resistente. Além disso, por ser automático, é uma forma rápida de entrar e sair de casa, sem que haja problemas.

2. A iluminação ajuda muito

Poucos se lembram, mas a iluminação é uma forma muito eficaz na hora de tornar um local mais seguro. Seja no quintal ou do lado de fora, a luz pode intimidar pessoas que não querem ser vistas.

Inclusive, a iluminação para piscina pode ajudar muito nesse sentido. Ela também acaba iluminando a área externa de uma casa, deixando o ambiente mais bonito.

3. Segurança em piscinas

Outro ponto que podemos citar é a segurança em relação a acidentes. Quando pensamos em locais seguros, não devemos nos ater apenas em roubos e assaltos, mas também em problemas que podem acontecer, principalmente em piscinas.

Assim, a iluminação para esse local evita quedas durante a noite, principalmente de animais e crianças.

Escadas, telas e dispositivo de retorno para piscina de alvenaria também fazem parte dos itens que aumentam a segurança nas piscinas. Aliás, essas dicas servem para todos os tipos, seja ela piscina de fibra preço ou de vinil.

4. Contratar segurança externa para a residência

A segurança externa é outra forma eficaz de reforçar a segurança de um local. Isso quer dizer contratar empresas que realizam serviços de vigilância 24 horas.

Assim, é possível ficar um pouco mais tranquilo ao chegar em casa mais tarde ou sair quando já estiver escuro.

Esse tipo de serviço conta com guardas que vigiam a residência o dia todo, seja em guaritas ou dando voltas de moto. Inclusive, é comum moradores vizinhos se juntarem para o pagamento desse tipo de trabalho.

5. Animais de estimação podem ajudar

Hoje em dia, muitas pessoas têm animais de estimação. Quem mora em casa, principalmente. Assim, é possível colocar aquela placa de “chão bravo” para intimidar quem tem a intenção de assaltar o local.

Além disso, cachorros também ajudam por latirem quando há algo de estranho. Assim, os moradores podem ficar mais atentos.

6. A estética da residência também interfere

Não são apenas itens e elementos fabricados para a segurança que podem ajudar um ambiente a se tornar mais seguro.

Os elementos de estética e decoração também têm parte nisso. Por exemplo: janelas muito grandes e cortinas translúcidas pode fazer com que fique mais fácil enxergar o que há dentro da residência.

Os formatos dos muros e portões também entram nesse quesito. Não significa que tudo tenha que lembrar uma prisão de segurança máxima. Mas pensar nesses detalhes pode fazer diferença no final.

7. Varandas fechadas na residência

Assim como no caso da piscina, as varandas também precisam ter elementos que as deixam mais seguras, evitando acidentes.

Por isso, uma forma de garantir essa segurança é realizando o fechamento das varandas. Elas podem ser fechadas com, vidros, blindex, telas e até grades.

Inclusive, além de ter a vantagem de oferecer mais segurança ao local, também proporciona uma estética agradável e faz com que o ambiente seja ainda mais aproveitado.

Assim, é possível colocar móveis e decorações sem medo de serem atingidos por sol ou chuva. Outro benefício de fechar a varanda é a limpeza que essa atitude traz. Com isso, menos poeiras e outras sujeiras entram.

O ideal em qualquer ambiente é investir bastante em segurança. Assim, ele será um local tranquilo e confortável, que são as maiores características que procuramos em uma casa.