Tanto no caso da porta de correr quanto da pivotante, essas peças quase sempre são feitas do mesmo material: a madeira. Trata-se, afinal, de um material atemporal, versátil e resistente, fazendo com que ele seja extremamente popular no universo da reforma e da construção.
Entretanto, no caso de pessoas que buscam criar um ambiente mais contemporâneo, é interessante procurar por opções mais alternativas para todos os cômodos.
Por conta disso, o vidro tem se tornado presença cada vez mais frequente em ambientes do tipo: além de seu bom apelo estético, ele traz uma série de outras vantagens ao cômodo.
Ainda assim, há uma resistência a usá-lo em certos espaços, como o quarto. Para muitos, é este cômodo merece um toque mais rústico, além de um grau maior de privacidade, inviabilizando sua aplicação. Ainda assim, vale a pena.
Confira a seguir alguma vantagens de se usar os vidros no quarto.
Aproveitamento da luz natural
Tanto arquitetos quanto decoradores afirmam que o aproveitamento da luz natural deve ser uma prioridade em todo e qualquer cômodo.
Além de aumentar o conforto ambiental do local, essa medida também ajuda a reduzir a conta de luz, tendo em vista que há uma menor dependência da eletricidade.
Assim, a vidraçaria é uma ótima opção, principalmente quando há uma varanda no quarto. Por mais que a porta de vidro de correr preço possa ser elevado quando em comparação a outros materiais, a quantidade de luz aproveitada pode valer a pena.
Da mesma maneira, ela pode dispensar a instalação de mais janelas, provendo toda a iluminação de que o local precisa.
Por fim, não há a necessidade de se preocupar com a privacidade ou com o excesso de luz durante o sono, pois basta instalar um modelo de cortina que permita um bloqueio total da visão do exterior.
Atmosfera mais moderna
Por mais que a madeira possa ser manipulada para assumir traços mais modernos, trata-se de um material que ainda é associado a decorações mais rústicas, de inspiração natural e rural.
Por conta disso, é interessante investir em alternativas quando o objetivo for criar um quarto moderno. Entretanto, o uso dos vidros não é a única maneira de afastar a decoração de um ambiente da inspiração rústica, pois também é interessante usar outras soluções para que a mobília crie uma inspiração mais moderna.
Rodinhas para móveis, por exemplo, são boas opções, além de a solução ser bastante contemporânea, ela aumenta a versatilidade das peças, e, consequentemente, a funcionalidade do espaço.
Durabilidade
Um projeto decorativo para quarto completo pode exigir uma soma considerável de dinheiro. Afinal, é preciso pensar em fatores como:
Cor e revestimento das paredes;
Estilo e disposição dos móveis;
Tomadas para uso de eletrônicos;
Conforto térmico e acústico.
Assim, é natural que quem investe nisso queira obter em retorno um ambiente com peças duráveis, que não vão requerer manutenção assim tão cedo.
A boa notícia é que há diversos materiais que cumprem esse papel. O assoalho de madeira maciça, por exemplo, é tido como uma opção nobre justamente por conta de sua alta durabilidade.
A vidraçaria segue o mesmo caminho. Quando as peças são de qualidade e instaladas corretamente, podem ser usadas por anos, ou até mesmo por décadas.
Baixa manutenção
Por mais que a madeira seja tida como um material resistente, há diversos fatores que tendem a degradá-la. Incidência direta do sol, água e umidade são alguns dos elementos que podem prejudicar a sua aparência.
Já no caso do vidro temperado – e até mesmo do regular – isso não acontece, pois é muito difícil que esses materiais se danifiquem, sendo vulneráveis apenas a impactos muito fortes. No cotidiano, é preciso apenas passar um pano úmido para remover as partículas de sujeira, principalmente a poeira.
Versatilidade
Apesar de serem comumente associados a decorações de inspiração mais modernas, os vidros são versáteis. Prova disso são os seus múltiplos usos, seja como portas, tampos de mesa, janelas ou até mesmo objetos decorativos.
Na prática, isso significa que, no caso da decoração do quarto, essa matéria-prima pode ser usada em ambientes dos mais diversos estilos, do rústico ao ultra moderno, passando pelo minimalista.
Consequentemente, caso o design do cômodo seja alterado futuramente, a vidraça não ficará destoante do restante do local.