A varanda é uma área da casa que, muitas vezes, não é devidamente valorizada. Se bem equipado e planejado, esse espaço pode ser uma excelente opção para confraternização entre familiares e amigos, consistindo em um ambiente mais fresco e com vista para a cidade. Conheça algumas dicas para valorizar essa área e começar a aproveitá-la:
Proteção da sacada
Para fazer um melhor aproveitamento do espaço, o primeiro cuidado a ser tomado é a proteção da área. Para evitar quedas e acidentes de qualquer espécie, a adoção da sacada envidraçada é uma das melhores alternativas.
Existem alguns tipos de envidraçamento para serem escolhidos. O sistema europeu, por exemplo, é composto por um suporte, onde as folhas de vidro são encaixadas.
Esse modelo pode ser adotado em qualquer formato de área, no entanto a vedação contra a chuva não é a mais eficiente.
O modelo Stanley é composto por trilhos e folhas de vidro que se encaixam em um painel fixo. Esse modelo é indicado para um bom controle do vento.
O sistema Versatik é composto por laterais fixas e lâminas que se deslocam por um trilho. Esse modelo permite menor abertura e consequentemente apresenta maior capacidade de vedação.
Qualquer um desses modelos pode usar basicamente dois tipos de vidros: temperado ou laminado. O vidro laminado possui uma película protetora, o que impede que estilhaços se espalhem em caso de quebra. O vidro temperado não conta com essa proteção, e em caso de quebras tende a se fragmentar.
Para harmonizar a decoração, a transição entre a varanda e a sala também pode ser feita com uma porta de vidro, assim ao manter o mesmo material, a combinação fica mais natural.
O uso do vidro garante maior luminosidade ao ambiente interno, e é interessante para uso nessa transição pois oferece menor privacidade, sendo adequado para áreas mais sociais como a sala e a varanda.
O vidro é uma opção mais clean na decoração, mas para quebrar toda a neutralidade, é possível optar por opções esverdeadas ou jateadas, que garantem uma maior personalização. O modelo de porta de correr já é uma tendência para essa utilização, pois garante economia de espaço.
Cortinas e persianas
Para quem adota a porta de vidro entre a sala e a varanda, tem como vantagem maior a luminosidade no cômodo interno, o que pode ser excelente até mesmo como recurso para economizar energia, mas em determinados momentos, por exemplo, se o sol estiver muito forte, isso pode se tornar um incômodo.
Para resolver esse problema, a instalação de cortinas para sala é uma saída simples. São muitos os modelos disponíveis, sendo muito comuns as persianas e blackouts.
Alguns dos modelos são:
Cortina de voal;
Cortina rolo;
Cortina de sarja;
Cortina duofold;
Cortina romana;
Cortina blackout..
A cortina de voal, é composta por um tecido bem fino, que garante um efeito agradável, mas pouca vedação contra a luminosidade, sendo mais indicado para composição estética.
A cortina do tipo rolo pode ser manual ou automatizada. A Persiana rolo automatizada pode ficar escondida na sanca da construção e ser acionada somente quando necessário.
A cortina de sarja tem um tecido mais encorpado, o que garante maior vedação contra luz. Esse modelo também é muito indicado para quartos, por oferecer boa vedação.
O modelo duofold possui na praticidade sua maior vantagem. Seu sistema de cordas permite acionamento rápido e descomplicado.
Já o modelo romano possui uma estrutura com varetas, que quando fechada tem acabamento na horizontal. Linho e tecido são os principais tecidos utilizados.
Por fim, a persiana blackout é a opção mais eficaz para vedação de luminosidade, pois garante 100% de bloqueio da luz. Essa opção também é muito adotada em quartos.
Para quem tem persianas em casa, a limpeza deste aparato é muito importante e deve ser feita de maneira regular a fim de não deixar o aparato muito sujo. Uma das dicas mais eficazes é não deixar o pó acumular, passando sempre um pano seco ou um espanador.
A cada 15 dias, uma Limpeza de persianas mais cuidadosa, com o uso do aspirador de pó é recomendada. Um cuidado recomendado é não usar produtos de limpeza abrasivos. Apenas água e sabão devem ser suficientes na maioria dos casos.
A varanda é um cômodo que, assim como todos os outros, merece cuidados e investimento para que possa ser aproveitada da melhor maneira possível.