Na hora de reformar ou construir uma casa, as bancadas são uma das principais dúvidas. É preciso pensar no custo benefício, na decoração e se as peças escolhidas atendem as necessidades.
E a escolha não é fácil, já que existem inúmeras opções no mercado, principalmente no quesito revestimentos; corian, silestone, marmore, porcelanato, granito, entre outros. Mas existem 3 opções de bancadas que são campeãs nos quesitos estética, custo benefício e praticidade.
Bancada de Inox
A bancada inox é a preferida em restaurantes, industrias e até hospitais. E isso tem um motivo principal: higiene. Inicialmente só utilizadas nestes locais citados, o inox está ganhando mais divulgação, e com isso conquistando mais aceitação nos lares.
Com características únicas e um ar muito sofisticado, a grande durabilidade e a resistência a altas temperaturas surpreendem. E além disso, a bancada inox cozinha é praticamente imune a ação corrosiva da ferrugem.
Pelo seu visual industrial, você pode até pensar que deve ser difícil de manter sua superfície tão brilhante e lisa, mas não é. Conservação e limpeza podem ser muito bem feitos apenas com água e sabão.
E há quem se engane que seu acabamento é somente liso. A bancada inox cozinha pode também ser polida ou escovada, e combina muito bem com outros acessórios inox na cozinha, levando um ar gourmet e profissional.
Sua higiene é referência na indústria e em hospitais pois não desenvolve nem trincas ou rachaduras com o passar do tempo, não transmitindo nenhuma substância ou odor para os alimentos. E além de tudo, a bancada inox é totalmente reciclável.
Bancada em porcelanato
Revestimentos cerâmicos estão em alta nos últimos anos. Antes utilizados somente em pisos, agora estão ganhando mais espaço em outras funções dentro de casa.
Agora aparecem em fachadas, paredes e até bancadas, tanto de cozinha quanto de banheiro. Sua resistência, qualidade e principalmente beleza vem conquistando arquitetos do mundo todo.
A bancada em porcelanato sai na frente principalmente na relação custo beneficio quando comparada com pedras naturais, por exemplo. Roubando o lugar dos revestimentos naturais, o porcelanato agora aparece em churrasqueiras, banheiros, pias e até portas de armário.
Sua baixa porosidade que reduz o aparecimento de machas é um dos principais motivos por ter ganhado tanto espaço. A bancada de porcelanato possui resistência a variações de temperatura e se dá muito bem com umidade, o que inibe o aparecimento de mofo e bactérias, podendo assim, ser utilizada também em banheiros e até área de serviço.
Como possui a ajuda da tecnologia de impressão digital, é possível imitar aquela pedra ou aparência amadeirada que você queria tanto, mas o dinheiro não deu.
São também mais leves de serem manuseadas, e como possuem grandes escalas, dificilmente são sujeitas a cortes ou junções com outras peças.
Se você está em dúvida entre colocar bancada de porcelanato ou granito na cozinha, a dica é optar pelo porcelanato técnico, pois é mais compactado e menos poroso, inibindo o aparecimento de manchas. Mas se a dúvida é o que fazer com o banheiro, o porcelanato é ótimo para ampliar ambientes menores.
Bancada de mármore ou granito
Muito parecidos, a bancada de marmore e a de granito, deixam muitos quebrando a cabeça na hora de decidir qual usar. Entre as características que eles possuem em comum estão;
- Brilho natural de acabamento;
- Não necessitam de manutenção específica;
- Possuem mistura de forma e cores únicas;
- São pedras nobres;
- Durabilidade máxima;
- Trazem sofisticação e beleza.
Quanto as diferenças, elas também existem, porém são mais técnicas, já que nenhum deixa a desejar na questão estética, isso porque são pedras de beleza natural. A bancada de marmore é mais resistente ao fogo, enquanto o granito é o mais barato.
Pela delicadeza do mármore, especialistas recomendam que ele seja instalado em lugares internos e com pouco fluxo de pessoas, enquanto o granito pode ser instalado tanto em lugares internos e externos, independente do fluxo de pessoas.
A bancada de marmore banheiro é tão indicada quanto a de granito, porém, é necessário ter um pouco mais de cuidado com a primeira perto de produtos de limpeza como limão e vinagre, pois agridem a pedra.
Ambas são ecológicas, ou seja, não possuem agentes químicos ou resíduos sintéticos por serem rochas naturais; e sua exploração não agride o meio ambiente.